top of page

Assessoria Técnica

Secretaria

Secretaria

A secretaria da Divisão de Clínica Cirúrgica III desempenha um papel fundamental para o bom andamento das diversas atividades assistenciais e de ensino. Dentre elas:

 

  • Prestar assistência direta aos Diretores, Supervisores, Coordenadores e Chefes de Equipe da Divisão no desempenho das suas funções assistenciais, didáticas e científicas.

  • Acompanhar a execução dos trabalhos e atividades dos médicos preceptores.

  • Desenvolver e elaborar escalas e pagamentos: Centro Cirúrgico, Setor de Convênios, Cobertura Incor, Unidade de Terapia Intensiva e Pronto Socorro Central.

  • Atividade transversal junto aos Recursos Humanos: Hospital das Clínicas, Fundacionais e da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, referente ao controle de pessoal nas atividades: frequência, férias, escalas, licenças, afastamentos e similares.

  • Organizar e coordenar as atividades do Curso Médico de Graduação da FMUSP, disciplinas: MCG 0514, MCG 0611, MCG 0280, MCG 0115 e MSP 4241 e dos Médicos Residentes do Programa de Cirurgia Geral Básico (R1 e R2) e do Programa Avançado (R3 e R4): programação de aulas, elaboração e controle de frequência e avaliações.

  • Estágios Nacionais (residentes e acadêmicos): Serviço de Cirurgia de Emergência: Unidade de Terapia Intensiva e Pronto Socorro Central, Serviço de Cirurgia eletiva: Grupo de Cirurgia Oncológica.

  • Receber, conferir, estocar, separar e distribuir materiais diversos necessários ao andamento da Divisão.

A secretaria fica localizada no oitavo andar do ICHC na sala 8127.

CIA

Centro de Informação Acadêmica (CIA)

 

O Centro de Informação Acadêmica (CIA) da Divisão de Clínica Cirúrgica III foi criado em agosto de 2008 com o objetivo de otimizar os recursos disponíveis para a produção de trabalhos científicos, clínicos e experimentais, de adequar os projetos conforme instituição de fomento e de encaminhar os projetos de pesquisa para análise e apreciação nas comissões de ética do Hospital das Clínicas e da Faculdade de Medicina da USP. O outro papel do CIA é gerar informações sobre indicadores assistenciais, ensino e pesquisa que permitem avaliar, planejar e implementar os processos de melhoria contínua.

 

O Centro de Pesquisa Clínica é um braço do CIA, que mantém condições estruturais e pessoal treinado para desenvolver, implementar e conduzir pesquisa clínica em todas as áreas de atuação da divisão, em parceria com a indústria e com outras instituições de ensino e pesquisa.

 

O CIA agrega um colegiado de professores da Divisão de Clínica Cirúrgica III e do Laboratório de Investigação Médica - LIM 08, que forma a Comissão Científica responsável por supervisionar, avaliar, aprimorar e acompanhar os projetos de pesquisa e a produção científica da Divisão. Esta comissão é composta pelos Professores Edivaldo Utiyama, Edna Frasson de Souza Montero e Celso Bernini.

O CIA é coordenado pela enfermeira Toshiko Oya e conta com a colaboração de dois assistentes administrativos, um assistente de gerência para coleta de dados dos protocolos e geração de indicadores, além de dois oficiais administrativos que atuam  para secretariar a coordenadora e desempenham  atividades nos ambulatórios, triando os pacientes, separando prontuários e executando tarefas operacionais.

Gestão

Gestão Financeira: faturamento SUS e Saúde Suplementar e análise de custos; apresentação de resultados financeiros e de processos para Conselho Diretor, Diretoria Executiva e Diretores de Divisão; acompanhamento de indicadores financeiros a fim de gerar ações e buscar promover a sustentabilidade institucional.
Gestão do uso de insumos e processo de compras, racionalizando o uso de medicamentos de alto custo, exames laboratoriais.
Gestão de pessoas: gerenciamento de produtividade; análise de custo de pessoal (quantitativo e financeiro); garantia de cumprimento das políticas e regras institucionais; gerenciamento da participação de colaboradores em treinamentos institucionais
Apoio à Gestão de Infraestrutura e Engenharia Clínica
Gestão da Qualidade: acompanhamento e monitoramento de ações, mapeamento de processos a fim de garantir uniformização de processos assistenciais e administrativos.
Gestão de Projetos: acompanhamento de projetos estratégicos e status report aos diretores
Gestão Administrativa: acompanhamento de reuniões de análise crítica junto às áreas; acompanhamento de indicadores e promoção de ações com objetivo de garantir qualidade nos processos assistenciais e eficiência operacional.

Greta Rossini

Gestora Responsável

Please reload

Instrumentadoras

Instrumentadoras

Silvana Roseli Paiva Bertonha

Instrumentadora Cirúrgica

Cássia Toledo de Moura Campos

Instrumentadora Cirúrgica

Joyce Kielius Guedes Silva

Instrumentadora Cirúrgica

Please reload

bottom of page