Assessoria Técnica
Secretaria
A secretaria da Divisão de Clínica Cirúrgica III desempenha um papel fundamental para o bom andamento das diversas atividades assistenciais e de ensino. Dentre elas:
-
Prestar assistência direta aos Diretores, Supervisores, Coordenadores e Chefes de Equipe da Divisão no desempenho das suas funções assistenciais, didáticas e científicas.
-
Acompanhar a execução dos trabalhos e atividades dos médicos preceptores.
-
Desenvolver e elaborar escalas e pagamentos: Centro Cirúrgico, Setor de Convênios, Cobertura Incor, Unidade de Terapia Intensiva e Pronto Socorro Central.
-
Atividade transversal junto aos Recursos Humanos: Hospital das Clínicas, Fundacionais e da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, referente ao controle de pessoal nas atividades: frequência, férias, escalas, licenças, afastamentos e similares.
-
Organizar e coordenar as atividades do Curso Médico de Graduação da FMUSP, disciplinas: MCG 0514, MCG 0611, MCG 0280, MCG 0115 e MSP 4241 e dos Médicos Residentes do Programa de Cirurgia Geral Básico (R1 e R2) e do Programa Avançado (R3 e R4): programação de aulas, elaboração e controle de frequência e avaliações.
-
Estágios Nacionais (residentes e acadêmicos): Serviço de Cirurgia de Emergência: Unidade de Terapia Intensiva e Pronto Socorro Central, Serviço de Cirurgia eletiva: Grupo de Cirurgia Oncológica.
-
Receber, conferir, estocar, separar e distribuir materiais diversos necessários ao andamento da Divisão.
A secretaria fica localizada no oitavo andar do ICHC na sala 8127.
Centro de Informação Acadêmica (CIA)
O Centro de Informação Acadêmica (CIA) da Divisão de Clínica Cirúrgica III foi criado em agosto de 2008 com o objetivo de otimizar os recursos disponíveis para a produção de trabalhos científicos, clínicos e experimentais, de adequar os projetos conforme instituição de fomento e de encaminhar os projetos de pesquisa para análise e apreciação nas comissões de ética do Hospital das Clínicas e da Faculdade de Medicina da USP. O outro papel do CIA é gerar informações sobre indicadores assistenciais, ensino e pesquisa que permitem avaliar, planejar e implementar os processos de melhoria contínua.
O Centro de Pesquisa Clínica é um braço do CIA, que mantém condições estruturais e pessoal treinado para desenvolver, implementar e conduzir pesquisa clínica em todas as áreas de atuação da divisão, em parceria com a indústria e com outras instituições de ensino e pesquisa.
O CIA agrega um colegiado de professores da Divisão de Clínica Cirúrgica III e do Laboratório de Investigação Médica - LIM 08, que forma a Comissão Científica responsável por supervisionar, avaliar, aprimorar e acompanhar os projetos de pesquisa e a produção científica da Divisão. Esta comissão é composta pelos Professores Edivaldo Utiyama, Edna Frasson de Souza Montero e Celso Bernini.
O CIA é coordenado pela enfermeira Toshiko Oya e conta com a colaboração de dois assistentes administrativos, um assistente de gerência para coleta de dados dos protocolos e geração de indicadores, além de dois oficiais administrativos que atuam para secretariar a coordenadora e desempenham atividades nos ambulatórios, triando os pacientes, separando prontuários e executando tarefas operacionais.
Gestão
Gestão Financeira: faturamento SUS e Saúde Suplementar e análise de custos; apresentação de resultados financeiros e de processos para Conselho Diretor, Diretoria Executiva e Diretores de Divisão; acompanhamento de indicadores financeiros a fim de gerar ações e buscar promover a sustentabilidade institucional.
Gestão do uso de insumos e processo de compras, racionalizando o uso de medicamentos de alto custo, exames laboratoriais.
Gestão de pessoas: gerenciamento de produtividade; análise de custo de pessoal (quantitativo e financeiro); garantia de cumprimento das políticas e regras institucionais; gerenciamento da participação de colaboradores em treinamentos institucionais
Apoio à Gestão de Infraestrutura e Engenharia Clínica
Gestão da Qualidade: acompanhamento e monitoramento de ações, mapeamento de processos a fim de garantir uniformização de processos assistenciais e administrativos.
Gestão de Projetos: acompanhamento de projetos estratégicos e status report aos diretores
Gestão Administrativa: acompanhamento de reuniões de análise crítica junto às áreas; acompanhamento de indicadores e promoção de ações com objetivo de garantir qualidade nos processos assistenciais e eficiência operacional.
Greta Rossini
Gestora Responsável
Instrumentadoras
Silvana Roseli Paiva Bertonha
Instrumentadora Cirúrgica
Cássia Toledo de Moura Campos
Instrumentadora Cirúrgica
Joyce Kielius Guedes Silva
Instrumentadora Cirúrgica